Nossos Exames, Terapias, Fisioterapias e Vacinas

Os médicos da Clínica Imagem possuem uma excelência técnica de destaque. Além de qualidades humanas que vão ao encontro de uma cultura acolhedora, ética e respeitosa com os pacientes, médicos e parceiros.

EXAMES

Audiometria

A audiometria é um exame que avalia a capacidade do paciente para ouvir sons. Geralmente esse exame é pedido quando, numa consulta médica, o paciente ou seus familiares alegam que ele está “ouvindo pouco”, mas pode servir também para complementar outros diagnósticos (traumas, infecções, condições hereditárias, etc.)

Impedanciometria

É um exame simples e indolor faz parte da avaliação básica da audição juntamente com a Audiometria. Ele avalia a membrana timpânica e os ossículos (martelo, bigorna e estribo) do ouvido médio.

Emissões Otoacústica

O teste das Emissões Otoacústicas é rápido, fácil, indolor e sem contraindicação, por isso pode ser realizado em qualquer idade, inclusive em bebês. Ele é mais sensível do que a audiometria para detectar pequenas lesões nas células ciliadas do ouvido. Na perda auditiva, o início precoce do tratamento pode evitar problemas na fala e no aprendizado da criança..

Teste da Linguinha

O teste da linguinha é importante para o diagnóstico de alterações do trêmulo da língua. É um teste rápido e indolor, no qual possibilita o tratamento precoce das limitações causadas nos movimentos da língua, comprometendo as funções de sugar, deglutir, mastigar e falar.

Processamento Auditivo Central (PAC)

O exame é realizado na cabine acústica, com audiômetro de 2 canais e com testes padronizados para cada faixa etária. O primeiro passo da avaliação é a entrevista com os pais ou paciente (adultos), onde são extraídas informações sobre a saúde geral, desenvolvimento, aprendizagem e comportamento; assim, poderão ser identificados sinais e queixas indicativas de uma alteração do processamento auditivo.

Bera Automático e Bera Clínico

O Bera analisa a resposta elétrica gerada pela transmissão do estímulo auditivo a partir no nervo auditivo até o tronco encefálico. A análise do tempo de transmissão da resposta indica se a condução retrococlear está normal ou em que porção há comprometimento (nervo auditivo, tronco encefálico baixo ou tronco encefálico alto).

Vectoeletronistagmografia (Teste de labirintite)

É um exame audiológico que tem como objetivo avaliar a função vestibular (responsável pelo equilíbrio) de forma indireta, através da observação dos movimentos oculares involuntários, os chamados nistagmos. Indicado no diagnóstico de doenças popularmente chamadas de “labirintites”, como tonturas e vertigens, desequilíbrio e zumbidos.

Posturografia

Esse um exame é utilizado para avaliação geral do equilíbrio que integra as informações visuais, somatossensoriais e vestibulares. Para a realização deste teste, o paciente é colocado em pé, sobre uma plataforma. Neste exame são efetuadas seis provas, com duração de 20 segundos, e repetidas.

Videolaringoscopia

A videolaringoscopia é um exame de imagem em que o médico visualiza as estruturas da boca, orofaringe e laringe. Por isso, é indicado para investigar as causas de tosse crônica, rouquidão e dificuldade para engolir. Realizado no consultório do otorrinolaringologista.

Vídeo Frenzel

Esse exame é de fundamental importância nas vertigens posturais, ou seja, aquelas desencadeadas por mudanças na posição da cabeça, ajudando no diagnóstico e tratamento, podendo ser registrado em computador. Tal exame é realizado pelo otorrinolaringologista e a fonoaudióloga sendo também pratico, rápido e indolor. Todavia, discretas tonturas podem ocorrer durante sua realização.

Polissonografia

É um exame que registra as ondas cerebrais, o nível de oxigênio no sangue, frequência cardíaca e respiratória, assim como os movimentos dos olhos e nas pernas durante o estudo. Ajuda a diagnosticar distúrbios do sono e é usada para ajustar o seu plano de tratamento, se você já tiver sido diagnosticado com um distúrbio do sono.

TERAPIAS

Terapia fonoaudiológica em cabine (PAC)

Todos os indivíduos com alteração do processamento auditivo podem ser submetidos ao treino auditivo. No entanto, recomenda-se que o procedimento realizado em cabine acústica seja indicado para indivíduos com idade superior a 8 anos, uma vez que, a partir desta faixa eraria, as crianças entendem melhor os objetivos do treinamento auditivo, envolvendo-se mais nas atividades propostas.

Terapia Fonoaudiológica

Dentro da área terapêutica são desenvolvidos métodos de prevenção e reabilitação das habilidades de comunicação oral e escrita, expressão e compreensão, alterações vocais, auditivas e de deglutição.

Um tratamento efetivo permite adquirir e reabilitar as funções ausentes ou alteradas, que interferem em uma boa comunicação e socialização.

A atuação fonoaudiológica ocorre junto a bebês, crianças, adultos e idosos.

Terapia Psicológica

A terapia possibilita ao indivíduo, alternativas para lidar com prejuízos funcionais que geram sensações e situações desagradáveis, formutando junto a aquele que busca por atendimento, o entendimento de que não são apenas as situações que determinam as emoções e comportamentos de um indivíduo, mas, as avaliações cognitivas e interpretações que acabem por terminar as emoções e comportamentos a respeito de determinadas situações, salienta-se ainda que estas avaliações e interpretações estão inteiramente relacionadas às experiências de vida de cada individuo e crenças sobre o eu, o outro e o mundo.

FISIOTERAPIAS

Distúrbios Respiratórios do Sono

O fisioterapeuta, com experiência na área do sono, atua junto com o médico, auxiliando a prescrição do melhor aparelho de pressão positiva no tratamento dos distúrbios respiratórios do sono como a Apneia Obstrutiva do Sono (AOS). A sua atuação se faz necessária tanto a curto, médio e longo prazo, na orientação quanto a higiene do sono, que pode aumentar a adesão necessária à terapia ventilatória não invasiva, ajustando a melhor interface (máscara e acessórios), como também permitindo a titulação pressórica individual ao tratamento respiratório; além de reduzir as possíveis complicações associadas ao seu uso.

Reabilitação Cardiopulmonar

A reabilitação cardiopulmonar é um programa indicado para pacientes que possuam problemas cardiovasculares, como hipertensão arterial sistêmica, infarto agudo do miocárdio, doenças pulmonares e também para aqueles que estão se recuperando de uma cirurgia cardíaca. Tem por objetivo melhorar a capacidade funcional do indivíduo assim como controlar fatores de risco.

Reabilitação Vestibular

Manobra de Epley: um tratamento simples para uma causa comum de vertigem. Esta manobra é usada para tratar vertigem posicional paroxística benigna retornando os otólitos deslocados do canal semicircular posterior para o utrículo. Se a vertigem ocorrer durante qualquer uma das posições, essa posição é mantida até que a vertigem cesse. É largamente utilizada, sendo considerada um tratamento de primeira linha para a vertigem posicional paroxística benigna. É um procedimento seguro em doentes idosos e pode ser efetuado em poucos minutos.

VACINAS - DO RECÉM NASCIDO AO IDOSO

  • Dengue

  • Hepatite A

  • Hepatite B

  • Hexavalente

  • HPV

  • Influenza

  • Meningite B e ACWY

  • Pneumocócica 13

  • Pneumocócica 23

  • Rotavírus

  • Tetravalente

  • Varicela (Catapora)

  • DTPacelular

Conheça nossos médicos especialistas

O corpo clínico da Gilson Castro é composto por profissionais qualificados, capazes de acolher os pacientes com muita dedicação e respeito.

Dr. Gilson Araújo Castro

Otorrinolaringologista

Dra. Antonia de Maria

Enfermeira

Dra. Ana Amábile

Psicóloga